Hoje vamos falar da comunidade mais antiga da grande Florianópolis, o charmoso bairro de Santo Antônio de Lisboa, onde os primeiros açorianos vindos da Ilha dos Açores desembarcaram, no final do século XVII, com o intuito de colonizar estas terras.
"Eu amo este local, pois para qualquer lugar que olhamos vemos a história, imagino todas as pessoas que passaram por aquelas ruas, quantas histórias incríveis que nunca foram contadas...
Fica na imaginação..."
Este é um daqueles lugares, onde os amantes de história ( e fotografia.. hehe ) adoram visitar.
No local, ainda podemos ver algumas casinhas antigas, construídas pelos açorianos e que hoje são tombadas pelo município como patrimônio artístico e cultural de Santa Catarina.
Podemos notar vários detalhes, da cultura portuguesa ainda presente no local.
Logo na entrada da comunidade, nos deparamos com a Igreja Nossa Senhora das Necessidades,
que é um marco da região.
Ela foi construída por volta de 1750 e 1756 e foi tombada patrimônio artístico e cultural da humanidade em 1975. É uma das mais belas construções religiosas de origem portuguesa do litoral catarinense. Em 1845, a freguesia de Santo Antônio de Lisboa recebeu a visita de Imperador D. Pedro II e sua esposa, a imperatriz Thereza Christina que trouxeram alguns donativos a comunidade.
O local é também uma colônia de pescadores, o que atrai muitos turistas interessados em apreciar os pratos preparados nos restaurantes a beira mar, principalmente no final da tarde, onde podemos ver este lindo por do sol que da um toque todo especial a ocasião.
"Outra coisa que gosto muito na região, é o silêncio que impera no local. Quase sempre, só ouvimos o barulho do mar e de algumas aves que farreiam nas arvores, quase podemos ouvir a nossa respiração, o que é ótimo para quem quer parar um pouco para fugir da agitação da cidade e pensar um pouco na vida... e como gosto de fazer isso.. hehe"
"Se você for a comunidade no final da tarde, ainda ganha de "bônus" a oportunidade de ver as luzes se ascenderem, o que da um efeito bem bacana, para quem sabe apreciar é claro... ou para malucos como eu, que adoram estes detalhes... hehehe"
"Bom, espero que tenham gostado, porque eu adorei passar estas informações para vocês
e acima de tudo, adorei o passeio pelo local.
Recomendo a todos que precisam "dar um ar pra cabeça", descansar um pouco da correria, visitem o local, se poderem, no final da tarde para ver o magnífico pôr do sol pessoalmente. "
Grande Abraço a todos vocês.
Tenham um ótimo final de semana.
Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário