domingo, 21 de abril de 2013

Lagoa da Conceição, SC - O Nascer do sol na lagoa.

Ontem (sábado), fui ver o nascer do sol na Lagoa da Conceição. Um lugar mágico, que transmite uma paz enorme, principalmente pela manhã onde o movimento de carros e pessoas é mínimo. 
Fiquei um pouco triste com a sujeira existente no local, não entendo qual é o propósito de alguém que joga uma lata de refrigerante na lagoa ou deixa uma sacola na orla da lagoa, sabendo que existem muitas lixeiras no lugar. Enfim, foi só um comentário, isso não ofusca a beleza real da lagoa. 


"A Lagoa da Conceição fica a leste da ilha de Santa Catarina, a 20 Km do centro de Florianópolis. Tem uma área de aproximadamente 20 km² e reúne em um lugar só a maior lagoa de Florianópolis, uma grande faixa de dunas, montanhas, mirantes, ótimos bares, restaurantes e dá acesso a algumas das principais praias da ilha."

Antes de chegar a lagoa passamos por um mirante que fica bem no topo de um morro. Só dali, temos a ideia exata do tamanho da lagoa. Quando passei por ali, o dia estava começando a amanhecer, então o céu estava com lindas cores o que foi um toque a mais para esta linda vista:


"Você sabia que a Lagoa da Conceição foi habitada primeiramente pelos Carijós, índios Tupi Guarani? Como prova, temos lá alguns sítios arqueológicos onde foram encontrados vestígios desta população, como flechas e sambaquis."

Esta foto tirei alguns minutos antes do sol despontar no horizonte. 
A lagoa esta linda e os barcos dão um contraste a mais para a vista do local. 


"No século XVII, a corte portuguesa determinou que a ilha de Santa Catarina deveria ser colonizada para que garantissem a sua posse, os escolhidos para colonizar a região foram os habitantes da ilha dos Açores, por sofrerem com a superpopulação e os frequentes terremotos ocorrentes no local .
A freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, foi fundada juntamente com Santo Antonio de Lisboa em 1750." 

Agora o sol já havia despontado no horizonte e minha câmera não parou de registrar o momento. 



Na costa da Lagoa da Conceição, encontramos um cais, onde vários barcos ficam atracados. Inclusive, é dali que sai o barco que leva e trás os moradores da Costa da Lagoa, logo de manhã cedo, a movimentação é constante destes barcos. 





Este é o barco que faz o transporte para a Costa da Lagoa.




No local também encontramos um cais abandonado, dele só vemos os restos da estrutura.
Não encontrei registros para contar sobre ele, não sei o porque ele foi desativado. 
Se alguém tiver esta informação, pode nos ajudar deixando nos comentários.
A paisagem retratada por esta foto, deu a impressão de ser muito parecida com as imagens captadas na Europa, adorei o resultado. 


Os pássaros que habitam a lagoa, são um espetáculo a parte. Entre os barcos eles aproveitam para tomar um banho de sol e se alimentar, essa é uma tarefa fácil para eles aqui, a uma quantidade enorme de pequenos peixes na lagoa. Fiquei impressionado com os cardumes passeando de um lado a outro da lagoa, é um espetáculo que só a natureza pode nos proporcionar.



 
Não disse que era uma tarefa fácil para eles.. hehe. É só esperar o cardume passar perto e se servir. 

Esta Garça Branca Grande aproveitou e se fartou. 


Este é o Socó Dorminhoco. Apesar de ser dorminhoco acordou cedo o garoto... hehe





 Os pescadores também frequentam a lagoa, seja para pescar ou jogar conversa fora, aqui acredito que o segundo caso se encaixa melhor. 
Após um longo tempo de espera e observação, ele jogou a rede mas nada de peixe. 




E eu não poderia voltar para casa sem passar novamente no mirante e dar um registrada na paisagem com o dia claro né. Vejam o resultado. 





Bom, esta é a Lagoa da Conceição. Espero que tenham gostado da matéria, peço que se tiverem alguma história que aconteceu ou tenha a ver com a Lagoa da Conceição, deixem nos comentários ai em baixo, gostamos muito de ler estas histórias.

Um grande abraço a todos. 
Até a próxima!


2 comentários:

  1. Muito Lindo! Da até vontade de passear! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Matilde, o passeio está recomendadíssimo... Muito bom o local para ir com toda a família. Abraço.

      Excluir