sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pantano do Sul, SC - O cantinho da arte no Pantano do Sul.

  Olá, 
  Hoje vou falar de um ateliê que tive o prazer de conhecer ontem no final da tarde. 
  É o ateliê do amigo Fabio Marcelo. Ele faz obras de arte, confeccionadas principalmente com jornais, mas utiliza também de vários outros materiais recicláveis como, garrafas, telhas, CD's e outros. Compra o mínimo possível, quando digo o mínimo é quase nada mesmo.

  Antes de contar a história deste ateliê, deixa eu contar como conheci o Fabio Marcelo. Estava eu no Pantano do Sul tirando algumas fotos, quando na calada da noite, resolvi voltar para casa. Foi quando eu passei em frente ao ateliê e não resisti, parei para tirar uma foto.


  Quando eu estava fotografando, percebi que o Fabio me olhava lá de dentro sem entender o porque que um louco estava fotografando seu estabelecimento... hehehe... Fui conversar com ele para explicar o porque eu estava ali e já aproveitei para conversar com ele sobre a sua história de vida.

  Vou tentar contar a história resumidamente, da mesma forma que ele me contou. 

  Fabio nasceu aqui em Florianópolis, é manézinho da ilha, mas morou um tempo no Rio de Janeiro. 
Lá passou por uma situação ruim, até que um dia resolveu voltar para Florianópolis e morar no terreno de uma irmã. 
  Ele sempre teve o sonho de ser artesão, e estava sempre de olho nas oportunidades que tinha para entrar nesta profissão. Porém, sua família não olhava com bons olhos para sua pretensão de tornar-se artesão, ( infelizmente ainda encontramos este tipo de preconceito, ainda existem pessoas que pensam que ser artesão é ser um desocupado, e era isso que a família do nosso amigo pensava ).
Um certo dia, seu cunhado lhe falou que daria o dinheiro de 1 mês de aluguel para ele sair da casa de sua irmã e ir morar sozinho. Segundo ele, teve 1 dia para conseguir lugar para alugar e se mudar, foi ai que ele foi parar no Pantano do Sul. 


  Morando em uma casinha " caindo aos pedaços", Fabio pegava o ônibus todos os dias para ir ao trabalho e passava em frente a uma casa abandonada na beira da estrada e pensava, 
"um dia, montarei o meu ateliê ali", esse era seu sonho e era o que iria fazer. 

  Algum tempo depois e com muito esforço, ele conseguiu alugar a casinha abandonada, e reformou para poder montar o ateliê, DETALHE, reformou tudo com materiais recicláveis, não comprou quase nada. A varanda que vocês veem na foto, foi feita inteiramente de material reaproveitado, não comprou nem um prego.


  No inicio, diziam que sua arte parecia-se muito com o estilo de outro artista (Romério Britto), mas só até ele descobrir isso.. hehe... Quando conseguiu comprar seu primeiro computador, a primeira palavra que ele digitou foi Romério Britto, para descobrir de quem eram as obras que falavam que eram parecidas com as dele.  Foi ai que ele mudou de estilo, começou a se inspirar no nosso folclore, nos costumes de Florianópolis, na cultura do "manézinho da ilha".  Hoje em suas obras, usa partes inspirados da cultura do boi de mamão, nas artes rupestres, no projeto Tamar e outros.


  Eu adorei todo o seu trabalho, mas para mim a melhor lembrancinha para se comprar no lugar, é o imã de geladeira com os dizeres da ilha. Com dizeres como... olhó olhó olhó, taix tolo taix... ou aquele... mofax ca pomba na balaia o ixtepô... e por ai vai. 
Esta arte é confeccionada com um CD, jornal e tinta. Fica uma beleza...

  Segundo ele, em 13 anos de existência do seu ateliê, sua arte se espalhou pelo mundo, por quase 50 países, levados pelos turistas que visitam a ilha e levam um presente para familiares ou querem levar uma obra de arte para si mesmo. 
Ele vende de tudo um pouco, desde um incenso de R$1,80, até uma grande obra de quase R$2.000,00, então tem para todos os gostos e bolsos.


  Recomendo a visita a todos que passarem pelo Pantano do Sul. 
Se forem, mandem um abraço meu para este grande cara, Fabio Marcelo.  

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho dele, entrem em sua fan page do Facebook.
É só clicar no link abaixo.


Um grande abraço para todos.
Obrigado a todos que visitam meu blog diariamente e até a próxima.

 Tchau. 

4 comentários:

  1. Fábio Marcelo é um artista fantástico e suas fotos estão maravilhosas. Prabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      Fico feliz em saber que gostou.
      Abraço.

      Excluir
  2. Adoro o trabalho do Fábio Marcelo. Já adquiri algumas obras. Vale a pena conhecer.
    Ahh... o papo com ele é sempre uma delícia...

    Rosemeri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as obras são lindas.
      Gostei muito de conhece-lo.

      Se o visitar, mande um abraço meu.

      Bjo.

      Excluir